Quando os atuais campeões da Premier League, viajaram até ao Stamford Bridge de onde regressaram com uma amarga e áspera derrota frente ao Chelsea, no início de dzembro, a confiança dos homens de Guardiola, ainda não tinha sido desmoronada.
Mas o Crystal Palace soube como mexer no escudo individual da equipe. E quatro dias depois, o City não conseguiu oferecer aos torcerdores, o presente de Natal que todos mereciam e o Leicester, vingou-se, da derrota pela Carabao Cup.
O grande desafio chegou com o primeiro teste do ano 2019, com aquele que passou a ser o jogo com maior destaque da temporada.
Manchester City – Liverpool. Pep Guardiola contra Jurgen Klopp.
O jogador internacional português, Bernardo Silva, foi titular. Insaciável, dedicado e dono de uma qualidade soberba. Para muitos, o Homem do Jogo e o motor da equipe, nesta partida.
Bernardo Silva, percorreu 13.7km durante os exaustivos e renhidos 95 minutos de jogo, criou o cruzamento que deu origem ao primeiro gol, assinado por Sergio Aguero e foi um dos grandes destaques.
“Esta vitória foi super importante, especialmente devido ao fato de eles estarem em primeiro lugar e de precisarmos de ir atrás deles. Estes três pontos são importantíssimos.”
“Estamos muito contentes pela vitória em casa, com os nossos adeptos. Foi um jogo muito intenso com duas grandes equipes e mesmo muito felizes por termos conseguido os três pontos.”
Para o Lisboeta, “todos os jogos são importantes, mas é claro que quando jogamos contra um dos rivais, não só jogamos para conquistar os três pontos, como também para tirar os três pontos ao rival. Por isso, sim, talvez um dos jogos mais importantes, mas este jogo não significa nada, se no próximo não voltarmos a vencer.”
“Vamos certamente dar o nosso melhor, para continuar a este nível. Infelizmente no início dezembro, não conseguímos manter o nível do início da temporada, vamos continuar atrás do objetivo. A diferença são de apenas quatro pontos e principalmente depois deste grande jogo, estamos muito felizes.”
O criador do lance, que suscitou o golaço de Sergio Aguero, o número 250 na carreira do argentino, foi celebrado com euforia e o jogador português, sabe o quão especial é para todos os fãs.
“É fantástico, quando marcamos ou assistimos num clássico ou num derby, numa partida tão importante é sempre especial. Celebramos tanto o primeiro quanto o segundo, como se fossem os gols das nossas vidas. Sabíamos que era um jogo crucial para nós.”
Pep Guardiola não poupou elogios a Bernardo Silva, que percorreu a maior distância numa única partida desta temporada da Premier League.
“Ele é o menor, mas ele nos mostra que para jogar futebol você não tem que ser alto ou mais forte”, afirmou o técnico catalão.
“O Bernardo é incrível. Não via uma performance como esta há algum um tempo. Limpo e inteligente”, descreveu.
Sobre a sua própria performance individual, Bernardo Silva voltou a salientar a sua humilde personalidade.
“Sabemos que neste tipo de jogos temos de trabalhar bastante e foi isso que tentámos fazer. Sabemos que a equipe do Liverpool é muito forte, que nos impõe bastantes dificuldades e por essa razão, a única forma de combater isso era estar o mais forte possível, tentar correr, recuperar a bola e foi isso que procurámos fazer e estamos muito felizes.”
Questionado sobre como é que a equipe trabalhou a confiança individual e de grupo, Bernardo Silva revelou:
“A nossa equipe tem muita experiência. Todos nós na nossa carreira já ganhámos e já perdemos e sabemos reagir às derrotas e por isso eu acredito que é especialmente quando estamos lá em cima, não pensarmos que somos os melhores e quando estamos cá em baixo, pensarmos que somos os piores. Encontrar um meio termo e trabalhar sempre da mesma forma, não duvidar do processo, pois ele faz parte da nossa evolução.
É isso que eu tenho feito no último ano e meio, desde que aqui cheguei.”
“É esse mesmo processo, que nos deu bastantes vitórias e títulos e é isso que temos de continuar a fazer.”